/*SLIDES ----------------------------------------------- */

news

As duas faces de Inhotim



Nem só de jardim e arte consiste Inhotim. O museu também tem sua cota na responsabilidade social. A função de “guia” fica reservada aos estudantes de artes plásticas de Belo Horizonte e os demais funcionários são moradores de Brumadinho (que é uma cidade pobre/sem renda) e muitos possuem alguma condição especial.

Além de participar das atividades do museu, os moradores também trabalham na fábrica de cerâmica artesanal Oti, que existe desde 2010 no parque. A fábrica não é aberta ao público.

Inhotim vem crescendo bastante e proporcionado um forte impulso à economia de Brumadinho. Bernardo Paz, o imperador do Inhotim, tem a visão de montar uma "Disneylândia" da arte contemporânea no local, sendo que em breve teremos um aeroporto, um campo de golfe e um Resort em Inhotim.

Se vai comprar um lote, saiba que a região de Inhotim só tende a valorizar.

Entenda um pouco mais de Inhotim – Aquilo que eles não vão nos contar


Vou te contar algo que só ouço falar, mas que não há comprovação nenhuma de nada escrito aqui.

O que dizem é que Inhotim recebe subsidio fiscal (dinheiro público) e em contra-partida, o projeto traz riqueza e educação artística para a região. Mas será que traz algo equivalente?

Aparentemente o local gasta por ano, algo em torno de US$ 70 milhões para manter Inhotim na ativa.

Está certo que trazer espécies raras para cá ou manter os mil funcionários trabalhando não deve ser barato. Mas 70 milhões de dólares num jardim-museu é algo de se espantar.

E aparentemente eles não estão interessados em economizar não... Quase todas as obras tem ar-condicionado, mesmo quando estão vazias... isso gasta energia de mais. Por que então não colocar energia solar para funcionar?

Então o que rola nos bastidores é aquela velha história de que infelizmente nem tudo são flores. Inhotim é chamado por alguns de "Paraíso da Corrupção". Há inúmeros (tendendo ao infinito) boatos de que Inhotim é apenas uma fachada para lavagem de dinheiro.

Só para vocês terem ideia, Cristiano Paz, irmão de Bernardo foi sócio de Marcos Valério (do mensalão).

Eu gosto muito de Inhotim e espero que as denúncias de corrupção sejam apenas boatos mesmo.