/*SLIDES ----------------------------------------------- */

news

Mini-abóbora com camarão

Nossa primeira vez na cozinha

Para inaugurar a coluna, nada melhor do que falar da primeira vez que cozinhamos juntos.

Cozinhando juntos pela primeira vez
Se eu soubesse que seria uma experiência tão legal cozinhar com o Bruno, teria preparado algo mais especial para a gente, escolhido uma bebida adequada, decoração legal e tal... Mas não foi algo que nós planejamos para fazer, simplesmente aconteceu. Nós tínhamos ido ao sacolão e fomos atraídos por "abóboras babies" nas prateleiras. Compramos e fomos para casa encarar essa nossa aventura em nossas vidas.

Só para deixar claro, nossa experiência na cozinha é baseada em ferver água e por miojo para amolecer. Cozinhar em casal foi como dar um novo passo na vida de adulto.

Nós escolhemos fazer o recheio de camarão porque essa é a comida preferida dele, o que foi ótimo, porque descobrimos na prática que é um prato muito fácil de fazer (se eu estou falando isso, acredite). Então vamos a receita:

Mini-abóbora com camarão


Cozinhar a dois: experiência simples e significativa.
8 mini-abóboras maduras (cozinhamos para 6 pessoas)
2 colheres de manteiga/margarina
1/2 cebola picada extremamente fina
1 cx de creme de leite
1 copo (ou mais) de leite
1 colher de farinha de trigo
1 colher de chimichurri (ou outro tempero que você tiver em casa)
1/2 kg de camarão
Azeite
Sal a gosto

Descasque todo o camarão e o frite com um pouquinho de azeite e chimichurri. É bem pouquinho mesmo, rapidinho o camarão fica pronto. Reserve.

Dissolva a farinha de trigo e o sal no leite (eu coloquei 1/3 de uma colher de sal) e reserve .

Faça o molho branco: Em fogo baixo, derreta a manteiga até estar totalmente líquida. Frite a cebola até ficar douradinha e acrescente o leite salgado e "entrigado", mexendo sempre. Acrescente mais leite, se preciso, até ficar com textura de creme. Acrescente o creme de leite e prove para ver se falta sal. Se estiver ok, acrescente todo o camarão e reserve.

Coloque as abóboras na panela de pressão* e deixe por 5 a 8 minutos depois que pegar pressão. Feito isso, retire-as com cuidado da panela e corte a tampa para tirar a semente e rechear com o molho.

Sirva com arroz e azeite.

O resultado ficou gostozinho
Uma dica para servir a abóbora é colocar num pratinho de sobremesa enquanto o arroz fica no prato principal, como o Bruno fez na foto, porque fica mais fácil para comer. Eu coloquei uma abóbora no meu prato e achei complicado comer assim.

Vamos as considerações práticas:

*Você pode cortar e tirar as sementes antes ou depois de por na panela de pressão. Eu testei dos dois modos, dá o mesmo resultado, mas se deixar para cortar depois fica mais fácil para cortar redondinho. Eu só quis cortar antes para pegar as sementes para plantar.

Nós fizemos as abóboras antes do molho, como consequência, quando fomos recheá-las, já estavam frias.

Outro detalhe é que algumas abóboras simplesmente desmancharam (cozinhamos demais). Tem que tirar com muito cuidado da panela de pressão.

Se alguém fez, posta foto aí nos comentários que nós queremos ver.

Gostaram da coluna?

2 comentários: