/*SLIDES ----------------------------------------------- */

news

ITAGUARA - LUGAR BONITO PARA GENTE DEITAR

Itaguara entra para a história graças a um ilustre morador: Guimarães Rosa. Ele viveu pouquinho tempo aqui (de 1930 a 1932), mas esse pouquinho foi tempo suficiente para deixar registros glamourosos em seus livros.



Essa foto não foi tirada por mim

“Mas, meu Deus, como isto é bonito! Que lugar bonito para gente deitar no chão e se acabar!…” Essas palavras são do escritor João Guimarães Rosa sobre Itaguara que estão registradas com todas as letras e sentimentos em seu livro Sagarana.

Itaguara é uma cidade simplesinha do interior, de rua asfaltada e com aquele clima típico de calmaria total. Um lugar muito agradável e que eu gostaria de ter conhecido melhor, mas o fator tempo nos limitou muito.

Sendo muito sincera, poucos são os que saem de suas casas com o objetivo único de conhecer Itaguara... A terra adotiva de Guimarães Rosa é normalmente visitada por quem está de passagem pela nossa famosíssima Fernão Dias (BR 381) e tem um tempinho para conhecer seus singelos atrativos.

Como chegar: Então se você quer dar um pulinho lá, basta entrar na saída da BR próximo ao quilômetro 560 (é antes da Casa Branca e depois da “vaquinha” da casa laranja), sair pela direita, atravessar a BR, esquerda, direita, esquerda de novo e a terceira a direita, não tem erro... São mais ou menos 1 hora e vinte de chão (99 km).

Duas horas é o suficiente para conhecer o sumo de Itaguara, mas você sempre pode dar uma espichada e aproveitar melhor... aqui tem cachoeira!!!

Mas se planeja conhecer Itaguara, venha em julho, durante o festival de inverno, ou em abril, para o encontro de sanfoneiros. A visita será mais rica.

Quanto custa uma viagem a Itaguara: Considerando que você vira para Itaguara quando estiver de passagem pela Fernão Dias, você não gastará muito com o combustível. Leve o dinheiro da pipoca para comer na feira e mais alguns trocados para comprar rapadura (tem muito produtor de rapadura aqui). Esse é um passeio muito barato.




Lateral do museu

11 comentários:

  1. Olá!

    Vim retribuir a visita que você fez há alguns meses no meu blog, e já venho também para seguir porque achei o blog muito interessante, ainda mais para alguém como eu que gosta de viagens nacionais =D

    Obs.: Vou fazer outro comentário na postagem que você fez sobre a minha cidade (Foz do Iguaçu) porque eu vi que talvez você tenha perdido alguns percursos interessantes para turistas brasileiros.

    Beijos :* :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!!! Pode falar tudo sobre Foz, porque precisamos partilhar conhecimento!! srsrsr Bjos

      Excluir
  2. Nossa que legal, adorei saber sobre uma cidade do interior! Não conhecia ainda, muito legal....

    ResponderExcluir
  3. Nossa que legal adorei a indicação desse lugar, ainda nao conhecia, mas deve se muito interessante.
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Que legal esse seu post!
    Tão bom conhecer lugares novos né?

    ResponderExcluir
  5. não sou muito fã de interior, mas você falou com tanto carinho que eu ate fiquei na vontade e as cachoeiras são lindas.

    ResponderExcluir
  6. Que tudo!!! Já quero muito conhecer!!!
    Obrigada pela dica!
    Ameei!!
    Bjinhoos

    ResponderExcluir
  7. Que legal, adoro cidades pequenas, são as melhores e mais gostosas de se visitar. Adorei o post bjos

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse lugar ainda, mas parece ser um ótimo lugar para passar uns dias e descansar. Fiquei com vontade de visitar, estou precisando de ir a um lugar assim 😊
    Beijos ❤️

    ResponderExcluir
  9. Que Deus me dê a oportunidade de eu até esse lindo paraíso.
    Beijos gosto dos seus post!!

    ResponderExcluir